
A partir desta Letterícia
estaremos dedicando atenção a um aspecto que complementa aquele que
vínhamos destacando (a questão da organização da empresa) nas
últimas newsletters: trata-se agora do crescimento da empresa.
E o objetivo aqui lançado é o de responder à seguinte indagação: por
que as empresas brasileiras de software e serviços de tecnologias de
informação – TI demoram a crescer?
A justificativa para este objetivo pode ser encontrada na estrutura da
oferta brasileira de software e serviços de TI, como apontada na figura
abaixo, produzida por um estudo da AT Kearney (empresa de
consultoria americana) para a Associação Brasileira de Empresas de
Software e Serviços para Exportação - BRASSCOM, divulgado em
novembro de 2005. O Brasil possui um número relativamente grande de micro
e pequenas empresas, porém poucas grandes e médias empresas neste setor.
As poucas grandes, por sua vez dominam a produção do mercado, conformando
um segmento oligopolizado de empresas multinacionais e nacionais.
Estes números variam de fonte para fonte. Segundo dados do Instituto de
Estudos Econômicos do Software - IEES, de 3.500 empresas de
software e serviços de TI formalmente identificadas, 78,9% faturam menos
de R$ 1 milhão por ano, e 51,2% têm até 09 funcionários. Já a
Associação Brasileira das Empresas de Software - ABES
identifica um mercado de 7.760 empresas de software e serviços de TI, das
quais 35% são micro empresas, 59% são pequenas, 5% são média e 1%
representa o universo das grandes.
Apesar da propalada importância deste setor, são muito poucos, ou quase
inexistentes, os estudos que apontem para as razões deste “nanismo”
na oferta de software e serviços de TI no país. Um dos que podem ser
destacados é aquele que foi preparado recentemente pela Tendências
Consultoria Integrada a pedido da ABES, e que foi divulgado em
dezembro de 2006. No entanto, apesar deste estudo apontar algumas
características micro e macroeconômicas do setor de software, ele se
concentra particularmente na questão tributária incidente sobre o setor.
Neste sentido, nas próximas Letterícias estaremos investigando o processo
de crescimento das empresas em geral, e as de software e serviços de TI em
particular. Vamos revisar a literatura teórica sobre o crescimento da
empresa e a evidência empírica disponível, trazendo mais luzes que
contribuam para um melhor entendimento deste aparente “nanismo” da
estrutura de oferta de software e serviços de TI.
Se sua empresa, organização ou instituição ainda não definiu sua
estratégia de crescimento, fique a vontade para nos contatar!

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