O Panorama Group (http://panorama-consulting.com), uma empresa de consultoria independente e agnóstica em termos de tecnologia ERP (como ela própria se denomina), desenvolve análises e estudos relacionados com a identificação dos benefícios, problemas, riscos e resultados experimentados por organizações que implementaram software ERP no mundo.
Dois de seus mais visíveis produtos são o Enterprise Resource Planning (ERP) Vendor Report e o Enterprise Resource Planning (ERP) Report. Em seu estudo de 2009 (referente ao ano de 2008), com 1300 organizações nos EUA, Europa, Austrália e Ásia, o Panorama identificou a seguinte participação do mercado de ERP a partir de extratos (ou camadas) de mercado ([1]): os vendedores Tier I e os vendedores Tier II. As participações relativas destes vendedores estão na Figura 1 à frente.
Estas participações diferiram em termos de grandes (Large) e pequenas e médias empresas (SMBs), como apontado na Figura 2 à frente, extraída do relatório do Panorama Group.
Já no seu 2010 Enterprise Resource Planning (ERP) Vendor Report, publicado em fevereiro deste ano, relativo ao ano de 2009, o Panorama apontou a seguinte participação no mercado de ERPs (Figura 3):
Em comparação das participações de 2009 com as do ano de 2008, é possível perceber que o mercado Tier II cresceu de 23 para 30%. As variações de fatias de participação relativa no mercado Tier I nestes dois anos foram as seguintes: SAP (35 para 31%); Oracle (28 para 25%), e Microsoft (14 para 15%).
Para este 2010 Report o Panorama sumarizou dados de mais de 20 soluções de software ERP, considerando as seguintes organizações, sumarizadas agora em três camadas, como apresentado na Quadro 1 à frente.
Se você deseja saber um pouco mais sobre o mercado de software ERP, fique a vontade para nos contatar!
[1] Não foi possível identificar nos documentos do Panorama os fundamentos desta metodologia de classificação.