Nas newsletters de 08/06/2009 e de 05/05/2010 tivemos a oportunidade de tratar da metodologia Forrester WaveTM , da empresa americana Forrester. Há poucos dias tivemos acesso ao seu relatório intitulado “O Forrester WaveTM: Soluções de Analítica Preditiva de Big Data”.
E por que o interesse em Analítica de Big Data? Os temas de Analítica e Big Data vêm sendo objeto de interesse do editor desta newsletter há algum tempo (ver apresentação recente sobre a importância destes temas aqui). Mas, como bem retrata este relatório da Forrester, a analítica preditiva capacita as empresas a reduzir riscos, a tomar decisões inteligentes, e a criar mais experiências diferenciadas e pessoais ao consumidor.
No entanto, a analítica preditiva é difícil de ser conduzida sem as ferramentas e tecnologias corretas, dado o crescente desafio de armazenar, processar, e acessar o volume, a velocidade e a variedade de big data que estão sendo produzidos. Através de uma avaliação de 51 critérios trabalhados com vendedores de soluções de analítica preditiva de big data, a Forrester analisou 10 soluções de empresas como Angoss Software, IBM, KXEN, Oracle, Revolution Analitcs, Salford Systems, SAP, SAS, Statsfot, and Tibco Software.
Como apontado pela Forrester, a analítica preditiva usa algoritmos para encontrar padrões em dados que possam prever resultados similares no futuro. De forma a maximizar o sucesso com programas de analítica preditiva, a Forrester sugere que as organizações sigam algo como o modelo da Figura 1 à frente. Os passos principais do modelo são: a) Set the business goals (defina as metas do negócio); b) Understand data from a variety of sources (entenda os dados e fontes variadas); c) Prepare the data (prepare os dados); d) Create the preditive model (crie o modelo preditivo); e) deploy the model (aplique o modelo); e, f) Monitor the effectiveness of the model (monitore a efetividade do modelo).
Os vendedores avaliados pela Forrester ofertam soluções de propósito geral de analítica preditiva de big data para facilitar o processo de analítica preditiva e para diminuir a carga do incessante ciclo de descoberta do modelo, aplicação e otimização que pode ser usado pela maioria das indústrias e domínios de negócios. Além disso, a Forrester indica que as soluções de analítica preditiva podem ser escolhidas entre: a) soluções verticais ou horizontais; b) soluções incorporadas; c) bancos de dados analíticos; e, d) ofertas de empresas de consultoria.
Após examinarem pesquisas anteriores, avaliarem necessidades dos consumidores, e conduzirem entrevistas com vendedores e especialistas, os pesquisadores da Forrester definiram 51 critérios de avaliação que foram agrupados em três blocos: a) Oferta atual; b) Estratégia; e. c) Presença de Mercado.
Os resultados encontrados podem ser observados na Figura 2 à frente. Como pode ser visto nesta figura, a empresa SAS (www.sas.com) provou ser uma “analytics powerhouse”. Com um foco em analítica de dados desde 1976, a SAS oferece um amplo leque de ferramentas de analítica preditiva, uma arquitetura que dá suporte a múltiplas plataformas, in-database analytics, in-memory analytics, e significativa presença de mercado. Com mais de 19.500 clientes únicos em 135 países, a Forrester estima que mais de 3.000 destes estão usando analítica preditiva. Estando no grupo de líderes (seguida pela IBM e pela SAP), a SAS representa hoje o estado da arte das ferramentas das tecnologias de analítica preditiva!
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre analítica preditiva, não hesite em nos contatar!