Ano passado o Editor da Harvard Business Review (http://hbr.org/) (das mais prestigiosas revistas de negócios do mundo), Adi Ignatius, percebeu que estava havendo um grande interesse por big data, mas também um grande hiato de clareza sobre o tema. Logo, perguntou-se: o que diferencia “big”...
O título desta newsletter é o título de um relatório publicado (em dezembro de 2012) pela IDC Corporation (por John Gantz e David Reinsel) com o patrocínio da EMC Corporation, uma multinacional americana que oferece produtos e serviços de armazenamento de dados, segurança de informação,...
O título é longo e pode ser traduzido desta maneira: “Soluções de Analítica Preditiva para Big Data, Primeiro Trimestre de 2013: Metodologia Forrester Wave TM”. Trata-se de mais um relatório da empresa Forrester (www.forrester.com), que assim como o GartnerGroup (www.gartner.com), é uma empresa...
Os Quadrantes Mágicos (Magic Quadrants) são uma metodologia do Gartner Group (empresa líder mundial em pesquisa e aconselhamento na indústria de TICs) já comentada aqui nesta newsletter em algumas oportunidades (inicialmente apresentada aqui em 2009, depois três vezes em 2010: uma, duas, três).
No mundo das tecnologias de informação e comunicação - TICs existem aquelas pessoas que “mudam as regras do jogo” (game changers) e aquelas que apenas “jogam o jogo”. Marc Andreessen definitivamente pertence ao primeiro grupo. Para aqueles interessados em conhecer rapidamente um pouco mais...
Na newsletter da semana passada apontamos que, segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento- BID,a ênfase nas tradicionalmente denominadas “políticas industriais” vem sendo substituída por medidas conhecidas como “políticas de desenvolvimento produtivo– PDP”, e que, segundo sua...
