Eis aqui um livro que merece a atenção de todos aqueles que estão começando uma nova empresa (particularmente de tecnologia), e aqueles que estão dispostos a investir nestas hoje chamadas startups. O livro se intitula “Growth Engines: Case Studies of Today`s Most Successful Startups Have Unlocked Extraordinary Growth” (cujo título em português é o título desta newsletter), escrito por Sean Ellis e Morgan Brown, e pelo time do growthhackers.com, publicado em junho do corrente ano.

Sean Ellis criou o termo “growth hacker” em 2010 para definir um novo tipo de marqueteiro liderando um novo tipo de organização de marketing orientada pelo crescimento para startups.  Depois de cinco anos trabalhando com algumas das companhias de mais rápido crescimento na web – tais como Dropbox, Eventbrite e Lookout – ficou claro para ele que as companhias de maior sucesso de hoje são aquelas que estão aptas a escalar eficientemente sua base de usuários, receitas e, em última instância, valor, de um modo que é fundamentalmente diferente daquele de seus competidores, e que criava audiências expandidas e valor no processo.

Para ele, o crescimento daquelas companhias não veio do marketing tradicional.  De fato, muitas delas direcionaram seus Vice-Presidentes de Marketing em favor de times de crescimento entre funções que incluíam indivíduos de engenharia, produto, vendas e marketing.  O crescimento veio de inovações de produto, aquisições únicas de canais que seus competidores não consideravam, e de rigorosa otimização impulsionada por analítica e um profundo conhecimento dos seus consumidores.

O resultado tem sido nada menos que astronômico.  As novas organizações de crescimento têm criado bilhões de dólares em valor em incríveis períodos de tempo.  Estas companhias têm adquirido massivas audiências – na casa de dezenas e centenas de milhões – no processo.  A fórmula?  Muito disso tem sido conquistado com pouca propaganda tradicional paga.  Ao invés, estas companhias usam viralidade (em português mais conhecido, virulência), modelos de negócios freemium, canais de aquisição não preenchidos, projetos de hardware e software únicos, e experiências memoráveis que, quando combinadas, criam um volante de crescimento que catapulta estas companhias dos seus competidores, que permanecem com seus métodos tradicionais de marketing.

Então, como elas fazem isto? Qual é a fórmula para o crescimento hoje?  Esta é a questão que os autores tentam responder com este livro, ao demolirem os engenhos de crescimento das companhias nele estudadas.  Depois de meses de estudo, centenas de documentos e artigos pesquisados, e entrevistas em conferências, artigos, vídeos e mais, os autores reuniram detalhes sobre como companhias de sucesso estão crescendo nos dias de hoje.

De software como um serviço, a redes sociais, aplicações móveis, mercados e produtos negócios-a-negócios, os autores tentaram examinar uma seção cruzada dos top performers nestas categorias para entender seus enfoques para crescimento, o que os  fazem diferentes, e o que os tornam um sucesso.  Para cada um dos casos estudados, os autores tentam identificar dois principais elementos do crescimento: o que os ajudaram a ganhar tração prematura, e o que está alimentando os negócios hoje.

Em nossa opinião, este é um livro imperdível para os que estão “matutando” com suas startups, pois considera novas (e inovadoras) perspectivas para o crescimento, em um mundo hiper-conectado, cada vez mais envolvido em novas formas de cooperação e competição, e com consumidores cada vez mais ávidos por novidades e por formas mais atrativas e poupadoras de tempo e recursos.

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre novas formas de crescimento, fique a vontade para nos contatar!