
O MANIFESTO
“O mundo moderno passa pela dimensão Digital. Logo, o Brasil precisa defender sua Soberania Digital”
Por Soberania Digital, entenda-se o compromisso com a segurança dos seus cidadãos, serviços públicos, ativos e negócios no ciberespaço. Defender a Soberania Digital significa assumir um...

Como podemos classificar o tipo de economia digital do Brasil? Esta foi a pergunta que nos mobilizou a escrever as newsletters de 13-02-2022 , 20-02-2022, 27-02-2022, culminando com a proposta de um “Manifesto Geoantropófago (ou Geoantropofágico) Digital” na newsletter de 06-03-2022, usando a...

Depois de termos tratado os três principais tipos globais de economias digitais, a saber: o “European Union - EU´s regulatory approach”, expresso pelo chamado “Efeito Bruxelas” (newsletter de 13-02-2022), o “Chinese digital authoritarianism” (newsletter de 20-02-2022), e o “American-style...

Nas últimas newsletters (de 13-02-2022 e de 20-02-2022) estivemos tratando de dois tipos globais de economias digitais: respectivamente, o “European Union - EU´s regulatory approach”, expresso pelo chamado “Efeito Bruxelas”, e o “Chinese digital authoritarianism”. Nesta newsletter...

Antes de qualquer coisa, e para evitarmos polêmicas, devemos ressaltar que o título desta newsletter advém de um conceito estabelecido na literatura, e não foi inventado por esta newsletter. Na newsletter 10/05/2020 afirmávamos que precisávamos entender em que medida a divisão do mundo em três tipos...

A Europa parece estar voltando a ser o centro das atenções. A mídia tem concentrado muita visibilidade na questão da instabilidade das relações entre a Rússia e a Ucrânia, afinal o que está em jogo (dentre os temas da geopolítica) é nada mais nada menos do que a energia que aquece uma boa parte...


Na semana passada tratamos brevemente da possibilidade de coexistência de duas estratégias à primeira vista mutuamente excludentes, mas que se mostram complementares entre si quando estudadas em profundidade: estratégias de moats digitais e estratégias de inovação. Nesta newsletter trataremos...

Na primeira newsletter da Creativante deste ano iniciamos uma discussão sobre Digital Moats, um termo que se se apropria do conceito econômico de “moats” (fossos/barreiras), introduzido pelo investidor norte-americano Warren Buffet em 1995, para o estabelecimento de estratégias de proteção econômica...

Estamos de volta para mais um ano de newsletters. Começamos esta primeira com o conceito de Digital Moats. A ideia dos “moats” (fossos/barreiras) surgiu desde o Egito antigo chegando à era dos “castelos”, quando os monarcas ou titulares de propriedades construíam castelos protegidos por fossos ou...