A empresa McKinsey, empresa de consultoria global em Management (aqui traduzido como Gestão: ver nota 1 abaixo), baseada nos EUA, através do seu McKinsey Global Institute-MGI, acaba de publicar uma edição comemorativa dos 50 anos de sua revista, intitulada “McKinsey Quarterly”. Nesta newsletter faremos um breve apanhado desta edição comemorativa.
O Diretor da MGI e seus colegas se juntaram para descrever as forças cruciais – rápido crescimento em mercados emergentes, disruptura tecnológica, e envelhecimento das populações – que irão conformar o ambiente de gestão nos anos à frente. O entendimento deste grupo foi o de que muito da duramente conquistada intuição é menos útil do que foi no passado, o que significa que líderes devem revisar como eles estabelecem estratégias, engajam-se em tecnologia, gerenciam a força de trabalho, e combatem a inércia organizacional. Logo, em uma série de breves artigos baseados em análise recente, os especialistas da McKinsey em setores automotivos, bancos, infraestrutura, seguros, petroquímica e farmacêutica, ilustram o impacto daquelas forças nas indústrias que eles conhecem melhor.
A edição está sub-dividida em sete tópicos contendo dois ou três artigos, a saber:
a) The new management environment (O novo ambiente de gestão), que contém dois artigos: i- Intuição de gestão para os próximos 50 anos, e ii- Dinâmica da indústria em uma era de inflexão;
b) Next frontiers for strategy (Novas fronteiras da estratégia), com dois artigos: i- O que os estrategistas precisam: Um encontro de mentes, e ii- Síntese, capacidades, e discernimentos negligenciados: Novas fronteiras para estrategistas;
c) Leading in the era of brilliant machines (Liderando na era de máquinas brilhantes), com dois artigos: i- Inteligência artificial encontra a suíte-C (denominação para os Chiefs Officers: Chief Executive Officer, Chief Information Officer, Chief Marketing Officer, etc.), e ii- Gestor e máquina: A nova equação de liderança;
d) The evolving organization (A organização evolvente), com três artigos: i- Tom peters em liderando a organização do século 21; ii- O passado e o futuro das organizações globais; e, iii- Percebendo o poder da mulher talentosa;
e) Thriving over the long haul (Properando no longo prazo), com três artigos: i- Reflexões sobre a longevidade corporativa; ii- Lou Gerstner sobre a reinvenção corporativa e valores; iii- O poder das companhias duradouras;
f) Productivity and the future of growth (Produtividade e o futuro do crescimento), com três artigos: i- A perspectiva da produtividade no futuro do crescimento; ii- Porque a gestão importa para a produtividade; e, iii- Prospects for growth (Perspectivas para crescimento): Um entrevista com Robert Solow;
g) The future of capitalism (O futuro do capitalismo), com dois artigos: i- Redefinindo capitalismo, e ii- Negócios, sociedade, e o futuro do capitalismo.
Esta é sem sombra de dúvidas uma excelente publicação, que aconselhamos sem hesitação. Acima de tudo, porque ainda vivemos no Brasil num contexto onde os nossos analistas econômicos, tentando explicar nosso baixo crescimento, praticamente ignoram o papel da gestão na produtividade econômica (para uma comprovação disto, basta uma breve leitura de um recente livro sobre a produtividade no Brasil).
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre o futuro da gestão, não hesite em nos contatar!
(1) Management (Gestão) e Administration (Administração) dois conceitos que parecem ser a mesma coisa, mas há diferenças. Administração tem a ver com o estabelecimento de objetivos e políticas cruciais de cada organização (é o nível mais elevado da organização onde se concentram as funções de decisão). O que é entendido como Gestão, no entanto, o ato ou função de colocar em prática as políticas e planos decididos pela administração.