O mundo inteiro tem estado perplexo com a agenda econômica dos EUA no novo governo Donald Trump, com destaque particular para a política das tarifas do comércio internacional. Há vários dias que as notícias mais citadas na imprensa tradicional e nas redes sociais são aquelas relacionadas com o impacto das medidas econômicas que conformam o que aqui chamamos de “Trumponomics”.
Mas o que vem a ser a Trumponomics, a economia do governo Trump? Em posts recentemente colocados no grupo de WhatsApp do Grupo de Finanças Digitais da UFPE, tivemos a oportunidade de apontar quem seriam aqueles que estariam “fazendo a cabeça” do Presidente Trump nas questões econômicas. Um primeiro nome a destacar é o de Peter Navarro, com atuação em política do comércio internacional, autor do livro “Death by China: Confronting the Dragon - A Global Call to Action” (https://bit.ly/4cwmGSv), publicado em 2011, sendo atualmente “The White House Trade Advisor”. Para uma recente entrevista sua, ver: https://www.youtube.com/watch?v=aeM8v_idbg0.
Outro personagem é o Robert Lighthizer, autor do livro "No Trade Is Free: Changing Course, Taking on China, and Helping America's Workers" - https://bit.ly/4kDRZhM (publicado em 2023), e que foi um dos principais responsáveis pela orientação da política do comércio internacional nos EUA no governo Trump 1. Para uma recente entrevista sua, ver: (https://x.com/tuckercarlson/status/1902468999511994461?s=48).
Dois outros profissionais, oriundos (com sucesso) do mercado financeiro, compõem o primeiro time do governo Trump. O primeiro é Scott Bessent, Secretário do Tesouro dos EUA, cuja entrevista a seguir revela muito do seu pensamento econômico: https://www.youtube.com/watch?v=lSma9suyp24. O segundo é Howard Lutnick, Secretário de Comércio dos EUA, visto a seguir em recente entrevista em que expõe sua visão da política do comércio exterior do governo: https://www.youtube.com/watch?v=182ckTL2KBA.
Além das personalidades acima, é possível incluir no mesmo rol o apoio (não em posições de governo) de alguns dos principais líderes do ecossistema de tecnologia dos EUA, particularmente os de tecnologia da informação, e aqui vamos sintetizá-los na figura do empresário Elon Musk, o homem mais rico do planeta, que está encarregado da missão de aumentar a eficiência econômica do governo.
Entretanto, um colaborador que tem aparecido menos na imprensa, mas que tem sido extensamente debatido particularmente entre economistas, é o economista Stephen Miran, hoje Presidente do Council of Economic Advisers, agência diretamente ligada à Presidência dos EUA, encarregada de oferecer aconselhamento econômico a esta presidência. Até o final do ano passado, Miran, PhD em Economia pela Universidade de Harvard, era estrategista sênior da Hudson Bay Capital Management, empresa estadunidense de gestão de investimentos.
Miran ganhou notoriedade a partir de sua publicação, em novembro de 2024, do documento intitulado “A User's Guide to Restructuring the Global Trading System” (Um Guia ao Usuário para Reestruturar o Sistema de Comércio Global). Este documento tem recebido forte escrutínio dos especialistas porque representa uma das fontes intelectuais mais objetivas do que representam os fundamentos da Trumponomics. Para uma recente apresentação sua sobre a agenda econômica do governo Trump, ver: https://www.youtube.com/watch?v=RMB_OYqV-HE.
Este documento, que iremos comentar na próxima newsletter (em função da polêmica que tem suscitado em torno do seu diagnóstico e proposições) examina ferramentas para reformatar o comércio internacional a partir da reeleição do Donald Trump. O trabalho analisa estratégias de tarifas e de moeda no contexto da valorização do dólar, apresentando potenciais consequências de mercado.
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre a Trumponomics, não hesite em nos contatar!