Procurement é uma palavra inglesa (cuja tradução mais próxima para o português é aquisição) se refere a um conjunto de atividades relacionadas com os processos de aquisição de bens e serviços (e soluções) para cumprir as metas de uma empresa ou organização. Apesar de existirem várias organizações que tentam definir padrões em processos de compras, os processos podem variar enormemente entre as organizações. Tipicamente a palavra “compra” não é usada de forma intercambiável com a palavra “procurement”, uma vez que procurement inclui expediting (expedição), supplier quality (qualidade do fornecedor), tráfego e logística, em adição à compra.
Na newsletter da semana passada, argumentamos que uma hipótese que responderia a pergunta do título acima estaria relacionada com o fato de que, como o Brasil não desenvolve inovações de ruptura, mas sim inovações incrementais na área de TICs, o país (com seus parques, e o Porto Digital em particular), ainda não é capaz de originar inovações radicais em TICs que sustentem novas indústrias e grandes empresas (e multimilionários) compatíveis com estas indústrias.
O Porto Digital, parque tecnológico (ou cluster, ou arranjo produtivo local, como também é conceituado) de empresas de software e serviços de tecnologia da informação e comunicação – TICs, localizado no bairro do Recife, em Recife, Pernambuco, fundado no ano de 2000, que abriga cerca de 200 empresas empregando cerca de 6.000 pessoas, vem sendo considerado por várias instituições e organizações como um dos melhores, e mais inovadores, parques do Brasil.
Cloud Computing (ou Computação nas Nuvens) é o fornecimento de computação como um serviço, e não como um produto, onde recursos compartilhados, software e informação são ofertados para computadores e outros artefatos, como um serviço medido sobre uma rede de computadores (tipicamente a Internet) (esta definição é a do National Institute of Science and Technology - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos EUA).
Por que algumas empresas têm sucesso na incerteza, mesmo no caos, e outras não? Esta é a questão central que permeia o novo livro de Jim Collins, um dos maiores gurus de negócios do mundo na atualidade (em co-autoria com Morten T. Hansen), intitulado “Great by Choice” (algo como “Grande por Escolha”), publicado em 2011, pela Harper Collins Publishers (ainda sem tradução para o português, pelo que sabemos).
Estamos de volta com nossas newsletters (em nossa sexta série anual) desejando um excelente 2012 a todos os leitores!