Começou a temporada das previsões para o ano vindouro ou mais. Em recente post para o aplicativo Flipboard, John Koetsier apresentou o que ele denominou com o título desta newsletter. Ele começa o post com os seguintes dizeres:
“Mobile no centro, WeChat-ização de apps em plataformas, e multiplicadores multissensoriais, como realidades aumentada e virtual”
Segundo ele provavelmente não há uma organização no planeta com um melhor entendimento do que as pessoas estão fazendo e pensando do que Facebook. Dois bilhões de usuários é uma escala sem precedentes, e isso dá àquela rede social uma incrível perspectiva para onde vai o futuro. Assim, Facebook está usando essa escala para prever o futuro baseado em tendências presentes.
Para Koetsier são vinte as tendências que Facebook vê para o ano 2020, segundo quatro categorias de assuntos:
■ Desfocando as fronteiras
De acordo com Koetsier, Facebook defende que conceitos tradicionais, como papeis de gênero, idade e trabalho, estão sendo redefinidos. Logo, as primeiras cinco tendências são:
◦ Identidades omniculturais (de combinação de culturas);
◦ Novas negociações: pessoas e marcas;
◦ Next-gen work (próxima geração de trabalho/trabalhadores);
◦ Além das idades;
◦ Comprar perto e longe.
A justificativa para essas tendências está no fato de que nossas identidades estão mais fluidas, à medida que nós pertencemos a mais, e variados grupos, graças, em parte, à tecnologia e às redes sociais que possibilitam diversidade geográfica por amizades ideologicamente similares. O trabalho está mudando, graças aos “millenials” (também conhecidos como a geração Y, são aqueles nascidos entre 1979 e 1995) e à tecnologia, que assegura que nós nunca estamos “fora do contexto”. E envelhecer está mudando também.
■ Multiplicadores multissensoriais
Novas tecnologias como VR (virtual reality) e voice-first interfaces (interfaces de voz) irão se juntar com vídeo ao possibilitarem interações mais imersivas e intuitivas, atesta Facebook. As tendências são:
◦ TL; DR [gíria em inglês que significa "too long; didn't read" (“muito longo; não li”); é uma gíria da Internet que diz que algum texto foi ignorado porque era muito longo. Também é conhecido for “too lazy; didn't read"]: Pessoas estão consumindo informação mais rapidamente;
◦ Explosão de vídeo móvel;
◦ Indo ao vivo;
◦ Realidades fluidas com AR (augmented reality – realidade aumentada), VR (virtual reality – realidade virtual);
◦ Provisionando para o contexto.
Nós estamos consumindo mais informação e mais rápido do que antes, e o vídeo móvel é uma grande parte disso, à medida que vivemos experiências de vídeo com amigos, influenciadores. As realidades aumentada e virtual só vão acelerar esses processos.
■ Economia dos serviços, móvel
Pelo fato do Facebook ser a segunda maior rede do mundo, as previsões da empresa incluem comércio. Facebook diz que “o caminho para compras irá se condensar em um momento simples e móvel”, e isso significa que as pessoas irão ter maiores expectativas sobre personalização e imediatismo. Koetsier observa, no entanto, que a empresa não menciona questões de privacidade.
◦ Comércio convergente;
◦ Diferenciações invisíveis;
◦ Assistência muito pessoal;
◦ Messaging (envio/recebimento de mensagens) significará m-commerce;
◦ Aprisionamento de lealdade.
O comércio está convergindo para o sistema móvel. Móvel não é mais um canal; é o ecossistema no interior do qual todos os outros canais vivem.
Diferenciadores neste ecossistema são velocidade e falta de tração. Facebook diz que messaging é uma chave para o m-commerce, o que não está claro no momento, mas certamente tem uma forte conexão, e que isso, nessa era de comércio sem esforço e lealdade de consumidores, acontece via assinaturas.
■ Comando central móvel
Mobile é o centro da experiência do consumidor, especialmente em países como Índia e China, e crescentemente na Europa e América do Norte. Facebook diz que isso irá somente crescer no ano 2020.
Koetsier pensa que isso pode ser verdade, apesar da computação estar inevitavelmente se movendo da mão para a face, à medida que óculos potencializados com AR começam a tomar lugar entre 2020 e 2025.
◦ Unicamente móvel;
◦ Conectividade crucial;
◦ Consolidação das aplicações;
◦ Tudo conectado;
◦ Construindo no móvel.
Mobile é a única rampa para o universo digital para bilhões hoje, e Facebook diz que irá continuar. Adicionalmente, a empresa vê consolidação de apps como o WeChat; em outras palavras, apps estão se tornando plataformas.
Koetsier afirma que nós já vemos isso à medida que Facebook está construindo um store de apps para games no Messenger, com monetização baseada em propaganda, e tem feito do Messenger o centro de seus esforços em torno da conexão de consumidores com negócios, e possibilitando pagamentos dentro do app de mensagens.
Finalmente, Koetsier observa que o interessante sobre previsões de um gigante como Facebook é não somente que a empresa tem incríveis discernimentos sobre para onde as pessoas estão indo, mas também que ela tem significativo poder de conformar a paisagem na qual as pessoas fazem escolhas sobre o futuro!
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre tendências sobre o futuro, fique a vontade para nos contatar!