
O título desta newsletter advém da recente leitura de um artigo escrito pelo economista Winston Fritsch para o Brazil Journal, intitulado “O fim dos juros baixos: dois cenários para os próximos anos”. Neste artigo o autor faz referência ao livro intitulado “The Great Reversal: Ageing Societies,...

Nas newsletters de 28/02/2021 e de 07/03/2021 apresentamos o conceito que cunhamos de Incerteza Disruptiva a partir da leitura do livro “Radical Uncertainty: Decision-making for an unknowable future” (Incerteza Radical: Tomada de decisão para um mundo incognoscível)”, publicado em 2020 pelos...

Na newsletter da semana passada introduzimos o conceito que cunhamos de Incerteza Disruptiva a partir da leitura do livro “Radical Uncertainty: Decision-making for an unknowable future” (Incerteza Radical: Tomada de decisão para um futuro incognoscível)”, publicado em 2020 pelos economistas...

O título desta newsletter emergiu a partir da leitura do livro “Radical Uncertainty: Decision-making for an unknowable future” (Incerteza Radical: Tomada de decisão para um futuro incognoscível)”, publicado em 2020 pelos economistas John Kay, Professor Visitante da London School of Economics e...

Desde o início da publicação das newsletters da Creativante, a preocupação desta editoria sempre foi a de trazer para discussão temas que digam respeito (direto ou indireto) à contribuição das tecnologias de informação e comunicação – TICs para a Economia e para a Sociedade. Ao longo de quatorze anos...

Nas newsletters dos dias 24/01/2021, 31/01/2021 e 07/02/2021, apontamos para a necessidade hoje de prover líderes de negócios com um “menu/cardápio” multifacetado e multidimensional de teorias consagradas e emergentes, bem como de novos insights, modelos, e ferramentas, para que eles próprios, nas...

Nas newsletters dos dias 24/01/2021 e 31/01/2021 apontamos para a necessidade hoje de prover líderes de negócios com um “menu/cardápio” multifacetado e multidimensional de teorias consagradas e emergentes, bem como de novos insights, modelos, e ferramentas, para que eles próprios, nas suas...

Na newsletter da semana passada, iniciamos o tratamento do tema “Teorias, Design e Implementação de Estratégias”. Nela argumentamos que hoje precisamos dotar os líderes de negócios com um “menu/cardápio” multifacetado e multidimensional de teorias consagradas e emergentes, bem como de novos...

Em recente artigo para a MIT Sloan Management Review, intitulado “The Essence of Strategy Is Now How to Change” (A Essência da Estratégia É Agora Como Mudar), Tom Hunsaker e Jonathan Knowles argumentam que líderes de negócios precisam evoluir em como eles pensam sobre estratégia em duas...