Na newsletter da semana passada apresentamos o Global Liquidity Bitcoin Basket (GLI-BB™) (Figura 1 à frente), um novo índice benchmark (parte da família de índices GLI™, da empresa do economista Michael Howell) que avalia Bitcoin (BTC) contra uma cesta de liquidez ponderada de grandes moedas.
A criação deste índice, segundo Howell, se deveu ao fato de que os arcabouços tradicionais de valoração que se apoiam somente no BTCUSD (BTC medido em dólar) falham em capturar as forças entre moedas que guiam a sensitividade macro do BTC. À medida que o BTC amadurece mais como uma reserva de valor internacional, seu preço é crescentemente influenciado por mudanças na liquidez entre as maiores moedas fiat, e não dos movimentos de política monetária nos EUA.
E para desempenhar uma análise cíclica do GLI-BB™, Howell estabeleceu uma parceria com a Foundation for the Study of Cycles (FSC), através dos trabalhos do economista Lars von Thienen. A FSC é uma entidade não-lucrativa estabelecida em 1941 pelo economista Edward R. Dewey, e é focada na descoberta, análise e aplicação de padrões recorrentes na natureza, mercados e sociedade. Seus trabalhos são baseados no princípio de que ciclos persistem, revertem, frequentemente sincronizam, e tendem a ter contrapartes ao longo de várias disciplinas.
O economista Lars von Thienen, expert líder da FSC na análise de ciclos, é conhecido por desenvolver algoritmos para detecção e previsão de ciclos em séries temporais financeiras. Ele desenvolveu uma plataforma para análise baseada em ciclos e pertence ao Board da FSC. Ele publicou dois livros no assunto e compartilha ativamente suas análises com o público no site cycles.org.
Para aqueles interessados em aprofundar os detalhes desta cooperação entre Howell e von Thienen, o post publicado pelos dois economistas apresenta os fundamentos da análise cíclica do GLI-BB™, e neste vídeo von Thienen mostra como sua metodologia de análise cíclica se aplica a este índice do Howell.
Pela metodologia da Liquidez Global do Howell, a dependência do sistema financeiro de um "debt-refinancing loop” reforça ainda mais a dependência cíclica, onde policymakers necessitam expandir continuamente a liquidez para prevenir crises. Segundo o economista, isto é uma variação de longo prazo da Liquidez Global que tem sido identificada como tendo um período de 5 a 6 anos, especificamente em torno de 65 meses.
O ciclo da Liquidez Global é mostrado na Figura 2 à frente. A Liquidez Global é medida como um índice normalizado (GLI), o qual captura essencialmente seu momentum. E de acordo com dados extrapolados, o Ciclo Global de Liquidez deverá atingir seu pico em torno do mês de setembro do corrente ano, seguindo seu fundo (ponto mais baixo) de dezembro de 2022.
Resta-nos ver como se dará a trajetória do Bitcoin caso esta análise cíclica dos economistas Howell e von Thienen se confirme!
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre as movimentações do preço do Bitcoin, não hesite em nos contatar!
Figura 1 – GLI-BB™ ´Bitcoin Basket`

Figura 2 – O Ciclo de Liquidez Global
