Mais uma vez o indiano Sangeet Paul Choudary retorna à cena editorial com um novo livro: Reshuffle: Who Wins When AI Restacks the Knowledge Economy (Reorganização: quem ganha quando a IA reestrutura a economia do conhecimento), lançado em julho de 2025 pela FutureFirst Books.
Choudary é um executivo de negócios, consultor e autor de best-sellers. Ele é muito conhecido pelo seu trabalho em economia das plataformas e efeitos de rede. Ele é co-autor do livro (hoje clássico) Platform Revolution: How Networked Markets Are Transforming the Economy and How to Make Them Work for You (Revolução da Plataforma: Como Mercados em Rede Estão Transformando a Economia e Como Fazê-las Trabalharem Para Você), de 2016, bem como do livro Platform Scale: How an emerging business model helps startups build large empires with minimum investment (Escala de Plataforma: Como um modelo de negócio emergente ajuda startups construírem impérios com investimento mínimo), de 2015.
Além de produzirmos trabalhos acadêmicos e profissionais sob a ótica das plataformas, estivemos também apresentando recentes trabalhos de Choudary aqui nesta newsletter. A partir de publicamos uma série de newsletters tratando sobre como escalar ecossistemas de negócios, intitulada Scaling up Ecosystems (Escalando Ecossistemas). Naquela oportunidade apontávamos que um dos principais argumentos do Choudary era o da observação de que as novas tecnologias digitais estão reorganizando os mercados, contribuindo para o “unbundle” (desagrupamento) das tradicionais cadeias de valor verticalmente integradas. Este “desagrupamento” da arquitetura de indústrias verticalmente integradas cria, por sua vez, um ecossistema mais modular, em camadas, onde empresas em cada camada se especializam em uma particular criação de valor.
Para Choudary, o surgimento de ecossistemas de negócios (marcadamente digitais) move o valor para longe dos tradicionais modelos de negócios verticalmente integrados, e, ao invés, guiam a concentração de valor para modelos de negócios horizontais. Em Economia esses modelos de negócios são reconhecidos como “multi-sided platforms” (plataformas de múltiplos lados), à medida que eles criam valor ao organizarem interações em diferentes tipos de stakeholders ao longo de ecossistemas.
Choudary nos aponta que esses modelos de negócios horizontais desempenham papeis diferentes dependendo de onde eles emergem na cadeia de valor. Para Choudary, em um ecossistema nós tipicamente podemos ver 03 (três) tipos de modelos de negócios horizontais emergindo – Agregadores, Integradores e Infraestruturas, os quais podem ser distinguidos baseado nas suas posições na cadeia de valor. Adicionalmente, empresas podem se especializar e agir como provedores de capacidades (detalhes na série referida).
No seu livro Reshuffle, Choudary se pergunta: O que acontece quando o “know-how” que no passado definia a expertise migra de humanos para ferramentas de IA? Como as organizações reorganizam quando máquinas não somente conduzem as tarefas, mas também fluxos inteiros de trabalho? E mais importante, como esta reformatação do trabalho de conhecimento muda os produtos que nós usamos e as indústrias que evoluíram no entorno de sua produção?
Na economia atual, o valor não é mais guiado por materiais, mas sim por conhecimento – design, R&D (P&D), e a inovação empodera tudo, desde a mineração até os farmacêuticos e os produtos ao consumidor. Agora, com inteligência artificial - IA, nós temos um amplo leque de tecnologias que não somente dão suporte ao trabalho de conhecimento – mas sim, elas o desempenham.
A tese do novo livro do Choudary (que trataremos mais em detalhe na newsletter da semana que vem) é a seguinte. O impacto da IA é frequentemente encapsulado em termos estreitos – que trabalho ela substitui, que empregos ela ameaça, e como ela incrementa a produtividade. No entanto, o real impacto da IA vem não de como ela desempenha uma tarefa, mas sim como ela reestrutura o sistema inteiro no entorno daquela tarefa. E ele cita o seguinte exemplo: “Google Maps tornou o ato de dirigir mais fácil para os indivíduos, mas a tecnologia também redefiniu a mobilidade urbana, transformou a logística, e possibilitou que indústrias inteiras, tais como ride-hailing (serviços de carona remunerada, como o Uber) emergissem”.
Na semana que vem continuaremos com mais detalhes sobre este novo livro do Choudary, que nós da Creativante recomendamos fortemente!
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre a reorganização da economia do conhecimento pela IA, não hesite em nos contatar!